28 fevereiro 2021

GERAÇÃOZINHA GUIMARÃES -n 1º

UMA GERAÇÃO de mais de 230 ANOS -  No final do século XIX, os Cândido Guimarães, baianos de Paramirim, formaram uma caravana e se aventuraram, atravessando o sertão rumo a Goiás e Mato Grosso. Os três irmãos, Manuel, Joaquim e José Cândido Guimarães e outros familiares foram os responsáveis por esta caravana .                                                                           
6ª geração: Joaquim, Antônio e Maria Alice
Caravana da Esperança, como eu a chamei. Pobre e sofrida, mas corajosa e rija como o diamante. Foi ela a responsável pela formação do núcleo familiar dos GUIMARÃES de hoje. Os Guimarães que estão por aqui e agora. E os que estão chegando. Leia mais sobre a primeira geração neste blog, postagens dos dias 24 de maio de 2020 ( é um vídeo: Os Três Irmãos Guimarães) de 27 de dezembro de 2012 .
  Dizem que ter família é uma das coisas da vida que nos tornam felizes. É verdade! Família é o lugar onde começa a vida e o amor nunca acaba. Eu a comparo a uma árvore de galhos que crescem em diferentes direções, mas que têm a mesma raiz. E quando a raiz é profunda e rija, não há razão para se temer o vento por mais forte que sopre. Ou as mazelas da vida. Principalmente, quando o amor e os valores de todas as gerações estão presentes, misturados nela.
O propósito da nossa vida hoje é acrescentar à vida das pessoas, desta geração e das próximas seguintes, o que de bom e edificante recebemos  de nossos antepassados.
Que a geraçãozinha  dos dias atuais receba a herança de nossas gerações, honre-a, acrescente a ela os novos valores, e um dia, fielmente, deposite-a na mão de seus filhos.
............................................................................................................................................
    A foto no início desta postagem, logo ali acima👆 traz três representantes da sexta geração de Manuel Cândido Guimarães, o mais velho  dos irmãos, da primeira geração, casado com dona Francisca (apelidada de Dona Marreca). E que viveu em Mato Grosso, em Cafelândia e Alto Garças, onde criou a família. São eles: Joaquim e Antônio, filhos de Luana e Alexandre F. de Paula Leite. São  netos de Lázaro Cândido Guimarães. Maria Alice é filha de Rafael e Daiane . É neta de Raquel C. Guimarães Freire .Os três primos são bisnetos de Wanda Cândido Guimarães. E meus também. Nasceram em Brasília.no DF.
    Daqui pra frente mostro A Geraçãozinha dos Guimarães pelas fotos que recebi de meus sobrinhos, pais das crianças, com informações deles.

 A doce Mel e o sorridente César, ao lado, ali abaixo👉👇  pertencem também à 6ª  geração de Manuel Cândido Guimarães. São dois priminhos, netos de José Roberto            





  Mel Rodrigues Guimarães  e César 👉
Cândido Guimarães e Stela Maris Laurindo Santana Guimarães. Mel é filha de Matheus Santana Guimarães e Lara Rodrigues Guimarães. César Santana Pratas Guimarães é o primogênito de Danielle  Santana Guimarães. Ambos nasceram em Uberlândia, Minas. Respectivamente em 2017e 2020. São bisnetos de Wanda Cândido Guimarães, que é neta de Manuel e Francisca.
Aqui abaixo,👇 mostro outros  pertencentes à geração de Manuel C. Guimarães, mas do ramo de Celuta Pereira Guimarães, neta de Manuel e Francisca. 
O garoto abaixo é Luiz Antônio S.Castro Ximenes, neto de Nélia e Antônio Augusto Brito Ximenes. O casal é médico. O garoto, nascido em Salvador, em 31 de julho de 2014, bisneto de Celuta e do médico, dr.Bernardino de Senna Pereira, ambos  falecidos. 

Luiz Antônio

Irmãos Gabriel e Clara

Aqui, ao lado, mostro Gabriel, de 26 anos e Clara, nascida em 2014, em Salvador. Ambos filhos de Bernardino Filho, meu sobrinho Dino, e filho de Celuta Pereira Guimarães.
 Vale lembrar: Gabriel já é medico, como o avô e os tios Nélia e Ximenes- uma bela dinastia de Profissionais da Saúde.

Mostro agora uma mineirinha de Uberlândia, nascida em plena pandemia do ano 2020, no mês de maio. É da mesma geração dos primos acima, mas pertence ao ramo da família de Anatólio  Guimarães, filho de  Zezinho e Perolina, os três já falecidos. A garota é Maria Rita, filha de Ludimila Sousa Guimarães Bezerra e Tiago Fernandes Bezerra. Tem por avós José Anatólio Guimarães e 
Maria Rita
Laudelina Diulbern
e de Sousa Guimarães. Herdou o nome da bisavó Maria Rita, esposa do primeiro Anatólio, seu bisavô.

Mostro ali, à direita 👉, mais  abaixo 👇,outro primo de todo o pessoal aqui acima. Ele é uberlandense e pertence ao clã de Manuel e Francisca. É o garoto de óculos ( de brincadeira?), filho de Lorenna  Guimarães e  Thadeu Carrijo Benedetti, que tem o mesmo nome de seu avô Lázaro Cândido 
 Lazinho mais crescidinho
 Guimarães: Lázaro  ou Lazinho como todo o mundo o chama. Ele é bisneto de Wanda Cândido Guimarães. Hoje, o garoto e família residem em São José do Rio Preto- SP.
Lazinho e sua mãe Lorena


Um novo ramo desta geração vou mostrar agora. Trata-se dos descendentes de  Wagner Cândido Guimarães e de Cássia M. Araújo Guimarães; ele filho de Wanda e neto de Zezinho e Perolina.
Menina Ana Júlia

Crianças: Pedro e Lucas

Na 1ª foto, bem 👈à esquerda, Ana Júlia no dia de seu terceiro aniversário.  Ali abaixo 👇 também Ana Júlia no 4º aniversário.
Menina Ana Júlia  
Ana Júlia nasceu em 30 de dezembro de 2016. Ela é filha de Vítor Cândido A. Guimarães e Thais Mara.
Na foto do meio,  as crianças , Pedro e Lucas, estão com os pais Thales Cândido Araújo Guimarães e Cássia M. Guimarães. Pedro nasceu em 2017 e Lucas em 2019.Vítor e Thales, dois irmãos, são médicos, confirmando uma tradição familiar. São netos de Wanda Cândido Guimarães e meus também.

E agora tenho que registrar um fato gratificante para mim. É um fato que posso chamar de Presente Valoroso e que dinheiro nenhum do mundo paga!

Vítor e Thales, crianças de poucos anos, em uma casa de praia em Itaparica, onde passavam férias, foram os primeiros netos que Wanda repartiu comigo. Certo dia, em 1994, Wanda, Abílio, Tiba e eu fomos a Itaparica. E lá, Wanda me apresentou  dizendo para as crianças, aqueles garotos que eu ainda não conhecia: Venha, Thales! Venha, Vítor! Venham conhecer a vovó Glória. A vovó que eu trouxe comigo! Foi assim, simples assim que fui apresentada aos dois. Senti uma emoção tão grande pelo gesto de  Wanda e pela alegria dos abraços infantis. Thales foi o primeiro. Vítor, mais velho, meio arredio, achegou-se depois...Ele e todos os outros netos de Wanda que chegaram depois. Ela fazia questão que todos eles tratassem a mim e ao Tiba de avó e avô.
 A partir daquele momento mágico em minha vida, tudo se transforma. Wanda que era uma prima, pela ligação de sangue, tornou-se uma irmã para mim, uma ligação de almas. E eu me transformei em  tia dos filhos dela  e em avó e bisavó dos descendentes dos sobrinhos .Um parentesco adorável e inexplicável!
Thales e Vìtor com os avós Glória e Tiba-1994
Fico pensando no desprendimento de Wanda, repartindo comigo os afetos de seus netos. Eu, que até aquele momento, não tinha nenhum...
O meu primeiro neto " de verdade", só chegou tempos depois. Pedro Henrique nasceu em 1996.

  E os bisnetos? São muitos. Além dos que estão nesta página, outros estão chegando... ou vão  ainda chegar.  Um presente que se renova sempre enquanto vida eu tiver. 
                                       Vejam as fotos  a seguir

Glória e Joaquim
Glória e Antônio
Eu e os filhos de Luana e Alexandre. Ela é filha de Lázaro e neta de Wanda Cândido Guimarães, minha prima e "irmã". Os garotos Joaquim e Antônio, os bisnetinhos, são os  mesmos da primeira foto que ilustra esta postagem, lá no alto da página.

A geração que venho apresentando  até agora tem ainda  uma parte para ser mostrada. Não poderia faltar, jamais. Trata-se do ramo da família de Perlita Moreira Guimarães e Arias Alves Moreira. Perlita, primeira filha de Zezinho Cândido Guimarães e Perolina. Irmã de Anatólio, Wanda e Celuta, todos já falecidos. Sua descendência, iniciada em Mato Grosso, floresceu em Uberlândia, Minas Gerais, onde  encontrei estas crianças que vou mostrar agora.
Garoto Rhyann
Na foto aqui á esquerda👈, o garoto sorridente é Rhyann, filho de Rhulyann e neto de Cleider, primogênito de Perlita e Arias Alves Moreira. Faz parte da 6ª geração dos Cândido Guimarães. Rhyann nasceu em Uberlândia, em 16/6/2011.

As fotos ali à direita 👉e à esquerda  👈👇 abaixo, mostram a garota Valentina Moreira Torres L. da Costa, neta de Maria José M. de Oliveira Torres  que é filha de Perlita M. Guimarães.  Na imagem à esquerda 👈,Valentina  está com seus pais,  Alfredo Manoel  Lotério da Costa e Bárbara Moreira Torres L. da Costa. Era o dia de seu aniversário. Ela nasceu em 11 de novembro de 2018.

Menina Valentina

                  Valentina e pais Bárbara e Alfredo

A meninadinha da geração de Manuel Cândido Guimarães não termina  por aqui. Muitos outros representantes há, mais velhos ou mais novinhos. Outros chegarão mais cedo ou mais tarde. E serão incluídos nesta galeria. É só os pais ou avós me mandarem fotos  e fatos. E enquanto não chegam, apresento mais uma família desta geração: Wanda Isabel e Brício Melo com as filhas Isabela e Camila, netas de Wanda Cândido Guimarães, e minhas também, residentes em Brasília. 

Família de Wanda Isabel
 Agora repito o que disse ali atrás...espero que a geraçãozinha de hoje conheça suas origens. Receba a herança deixada por ela. E que, no futuro, acrescente-lhe os novos valores que cada uma formará ao longo dos tempos.



Postado por Glória Guimarães, no dia 28 de fevereiro de 2021.


............................................................................................................................................Estamos no ano 2024, justamente no mês de setembro. Quero atualizar esta postagem. Muitas crianças chegaram em nossas famílias e preciso mostrá-las aqui.
Este garotinho aqui à esquerda é Carlos Augusto que já completou um mês de vida, conforme mostra a foto, festejado com o bolinho branco  salpicado de docinhos coloridos. Nasceu no dia 28 de junho de 2024. Seus pais: Heitor  e Margarida, minha neta que Wanda me deu desde quando nasceu. Margarida Freire Guimarães Alves  e Heitor Augusto Alves. O garoto nasceu em Belém, no Pará, onde os pais, militares do Exército, prestam serviços. Ela é médica e Heitor, oficial. Carlos Augusto  Guimarães Freire Alves. Ele traz Guimarães no nome. E  faz parte da sexta geração de Manuel Cândido Guimarães e dona Francisca.
.............................................................................................................................
Théo, filho da Cínthia
O garotinho sorridente que está aqui, em duas
Eu sou o Théo
poses diferentes, é o Théo Guimarães Pacheco, filho de Cinthia Rabelo Guimarães e Rodrigo Pacheco Araújo. Ele nasceu em Uberlândia em 18/12/22. Pertence à sexta geração de Manuel e Francisca. É neto de Luiz Carlos  Ferreira Guimarães e Marta Sarazaedes R. Guimarães. É bisneto de Anatólio e Maria Rita. 
Théo, um garoto sapeca, veio aqui anunciar que foi promovido a irmão mais velho. Sabem por quê? Ora, porque sua mamãe está esperando trigêmeos para este ano ainda. Ele  e a família toda  estão tão felizes e em grandes expectativas. E nós, primos e primas, tios e tias, felizes pelos acontecimentos que virão. Todos desejando que tudo corra bem e que muitas bênçãos venham  com os irmãozinhos de Théo.
......................................................................................................................................... Esta galeria não termina por aqui. Tenho que mostrar mais  uma Guimarãezinha que chegou há pouco.
M. Luísa e pais
Maria Luísa
Quem será ela? Vamos descobrir já, já. Vejamos a foto 👉aqui: a bebê Luísa e seus pais. e assim que nasceu, ali à esquerda. Maria Luísa Pignata com os pais Gabriel Lemos Pignata e Roberta Cristina Teixeira Guimarães Pignata. Ela pertence à sexta geração de José Cândido Guimarães e Tereza Guimarães. Nasceu em Rio Verde, Goiás, no dia 11 de julho de 24.  É neta de Roberto César e Paula Cristina. Seus avós paternos Fernando Pignata e Katiane Lemos. Esta criança  tem um bisavô famoso que mora em Rio Verde, um Cruzeirense da gema, dr. José Wálcio de Sousa Guimarães.

Por enquanto, encerro por aqui a atualização desta postagem.
Brasília, 4 de outubro de 2024 Maria da Glória Guimarães Dias.









Nenhum comentário:

Postar um comentário