27 maio 2013

Recordando o Encontro da Família Guimarães em 2012


 Nos três primeiros  Encontros da Família Guimarães, em Rio Verde, Goiás, os organizadores do evento, liderados pela Ordália e Vaninho, meus sobrinhos, escolheram temas específicos para cada ano. Assim é que o tema  de 2010, por ser o primeiro, foi A FAMÍLIA  GUIMARÃES. Em 2011, o tema foi A VIAGEM. Contamos como os primeiros Guimarães saíram de Paramirim, na Bahia, e foram  parar no sudoeste de Goiás e em Mato Grosso.E em 2012, abordamos OS GUIMARÃES na ROTA dos DIAMANTES.
Tudo isso você pode confirmar lendo as postagens anteriores. Nelas, falamos um pouco de tudo e ilustramos com fotos.
O que será apresentado em 2013? Tchan...Tchan... Tchan!...Será uma agradável surpresa!E eu não posso contar nada. Portanto, AGUARDE!

Recordando o tema OS GUIMARÃES na rota  dos DIAMANTES no  encontro de 2012, mostramos algumas imagens do salão de festa.
Na primeira foto, o casco de uma canoa mostra o meio de  locomoção dos garimpeiros para descer e subir rios. O saco de aninhagem para guardar produtos. Os garimpos eram muito pobres e os garimpeiros tinham uma vida sofrida.
 Adolfino Guimarães, um dos primeiros Guimarães de Mato Grosso, foi dono de garimpo e folheiro, isto é, pessoa que trabalhava com a folha- de- flandres fazendo copos, funis, bules  e outras vasilhas.

Os garimpeiros dormiam em redes ou sobre sacos , no chão. Para se cobrirem, quando tinham, cobertas de algodão, tecidas em casa,como você vê sobre a mesa Veja , na parede, a candeia de azeite.Utensílios de cozinha, como panela de ferro, chaleiras, caçarolas. Bule, copos, funis, jarros de folha- de- flandres, a popular lata. Potes de barro.
Mesa guarnecida com material típico e pratos de comida saborosa. Pedro Henrique e Mariah, bisnetos de Zuquinha Guimarães e Teresa Lopes Guimarães.
Início das atividades do dia, conduzido por Gláucia (de costas), filha de Glória e Tibúrcio, neta de Zuquinha e Teresa. Presença de descendentes  dos Guimarães de Goiás e de Mato Grosso, provenientes  de várias cidades.

Glorinha e Mariah, de Brasílía, Marina, de Aragarças, com outros familiares da mesma cidade, Waguito, ao fundo, à esquerda, de camisa vermelha, de Salvador.
A cena mostra que as atividades estavam apenas se iniciando, no sábado. A programação daquele dia foi extensa, mas as alegrias compensaram...





. A músicaNesta foto,à direita, por exemplo, a noite culminou com o baile brega. Scheyla e Waguito estão aí dançando um animado forró.Outros pares os acompanham. A animação era muito grande. Tudo aconteceu após  o lauto jantar. A música prosseguiu até de madrugada. E como ninguém é de ferro, só aí fomos descansar, esperando o dia seguinte...
Enquanto os grupos botavam a conversa em dia, alguns se conheciam, outros saboreavam petiscos. Zé Roberto, morador de Uberlândia, filho de Wanda e Abílio, filmava cenas para a posteridade.

 As próximas fotos mostram o salão e a dança brega. Vejamos!


Tibúrcio e Romy ao fundo. Romy é filha de Ademar Guimarães, neta de Zuquinha e Teresa.
À frente, a alegria da Glória. 

De costas, Stella, esposa de Zé Roberto. Liz,de de blusa grená e branca,  filha de Celuta, neta de Zezinho e Perolina. No salão, a alegria era contagiante. VIVAAAAA!


Postado por Glória Guimarães no dia 26 de maio de 2013


Nenhum comentário:

Postar um comentário