27 maio 2013

Recordando o Encontro da Família Guimarães em 2012


 Nos três primeiros  Encontros da Família Guimarães, em Rio Verde, Goiás, os organizadores do evento, liderados pela Ordália e Vaninho, meus sobrinhos, escolheram temas específicos para cada ano. Assim é que o tema  de 2010, por ser o primeiro, foi A FAMÍLIA  GUIMARÃES. Em 2011, o tema foi A VIAGEM. Contamos como os primeiros Guimarães saíram de Paramirim, na Bahia, e foram  parar no sudoeste de Goiás e em Mato Grosso.E em 2012, abordamos OS GUIMARÃES na ROTA dos DIAMANTES.
Tudo isso você pode confirmar lendo as postagens anteriores. Nelas, falamos um pouco de tudo e ilustramos com fotos.
O que será apresentado em 2013? Tchan...Tchan... Tchan!...Será uma agradável surpresa!E eu não posso contar nada. Portanto, AGUARDE!

Recordando o tema OS GUIMARÃES na rota  dos DIAMANTES no  encontro de 2012, mostramos algumas imagens do salão de festa.
Na primeira foto, o casco de uma canoa mostra o meio de  locomoção dos garimpeiros para descer e subir rios. O saco de aninhagem para guardar produtos. Os garimpos eram muito pobres e os garimpeiros tinham uma vida sofrida.
 Adolfino Guimarães, um dos primeiros Guimarães de Mato Grosso, foi dono de garimpo e folheiro, isto é, pessoa que trabalhava com a folha- de- flandres fazendo copos, funis, bules  e outras vasilhas.

Os garimpeiros dormiam em redes ou sobre sacos , no chão. Para se cobrirem, quando tinham, cobertas de algodão, tecidas em casa,como você vê sobre a mesa Veja , na parede, a candeia de azeite.Utensílios de cozinha, como panela de ferro, chaleiras, caçarolas. Bule, copos, funis, jarros de folha- de- flandres, a popular lata. Potes de barro.
Mesa guarnecida com material típico e pratos de comida saborosa. Pedro Henrique e Mariah, bisnetos de Zuquinha Guimarães e Teresa Lopes Guimarães.
Início das atividades do dia, conduzido por Gláucia (de costas), filha de Glória e Tibúrcio, neta de Zuquinha e Teresa. Presença de descendentes  dos Guimarães de Goiás e de Mato Grosso, provenientes  de várias cidades.

Glorinha e Mariah, de Brasílía, Marina, de Aragarças, com outros familiares da mesma cidade, Waguito, ao fundo, à esquerda, de camisa vermelha, de Salvador.
A cena mostra que as atividades estavam apenas se iniciando, no sábado. A programação daquele dia foi extensa, mas as alegrias compensaram...





. A músicaNesta foto,à direita, por exemplo, a noite culminou com o baile brega. Scheyla e Waguito estão aí dançando um animado forró.Outros pares os acompanham. A animação era muito grande. Tudo aconteceu após  o lauto jantar. A música prosseguiu até de madrugada. E como ninguém é de ferro, só aí fomos descansar, esperando o dia seguinte...
Enquanto os grupos botavam a conversa em dia, alguns se conheciam, outros saboreavam petiscos. Zé Roberto, morador de Uberlândia, filho de Wanda e Abílio, filmava cenas para a posteridade.

 As próximas fotos mostram o salão e a dança brega. Vejamos!


Tibúrcio e Romy ao fundo. Romy é filha de Ademar Guimarães, neta de Zuquinha e Teresa.
À frente, a alegria da Glória. 

De costas, Stella, esposa de Zé Roberto. Liz,de de blusa grená e branca,  filha de Celuta, neta de Zezinho e Perolina. No salão, a alegria era contagiante. VIVAAAAA!


Postado por Glória Guimarães no dia 26 de maio de 2013

18 maio 2013

1-Matando Saudades- Ano 2011

Em 2011, muitas pessoas dos diversos ramos dos Guimarães compareceram ao 2º encontro da família. Vale a pena ver de novo algumas cenas. E matar saudades, essa  "mardita" que, muitas vezes, quer matar a gente Vamos lá, então!.


08 maio 2013

2013-NOVO ENCONTRO DA FAMÍLIA GUIMARÃES

Em outubro de 2013, em Rio Verde, Goiás, acontecerá o IV Encontro da Família Guimarães.
Queremos que neste ano a festa seja melhor ainda do que as anteriores. Para que isso aconteça, esperamos um grande número de familiares espalhados por este Brasil afora. E muita gente já foi avisada.
 Uma programação genial já está  montada e as expectativas são enormes.
Só para se ter ideia veja o que a Stella que mora em Uberlândia, esposa de José Roberto Guimarães, programou para nós: UM SÃO JOÃO FORA DE ÉPOCA ! Que  coisa genial!
      E não é só isso não: SURPRESAS e mais SURPRESAS, CANTORIAS, COMILANÇAS, MÚSICAS, CONTAÇÃO de HISTÓRIAS da FAMÍLIA, JOGOS, APRESENTAÇÃO de NÚMEROS ARTÍSTICOS, enfim não posso contar mais. Tem de ser SURPRESA!

O convite aí está: vá preparando sua roupa caipira e o seu chapéu de palha. 
Retire do fundo do baú toda a disposição e energia que estão escondidas lá.
E que Deus nos dê saúde para que estejamos em Rio Verde, nas datas certas, para festejarmos com MUUUUUUITA ALEGRIA tudo que está sendo planejado.  Até lá, então!

Postado por Maria da Glória Guimarães Dias, no dia 8 de maio de 2013