Ginástica Artística- uma bela modalidade de esporte.
|
Bruna-salto na trave |
A palavra Ginástica vem do grego Gymnastiké- é a arte ou o ato de exercitar o corpo para fortificá-lo e dar-lhe agilidade. E Ginástica Artística é uma das modalidades. É uma das práticas desportivas mais antiga da humanidade. Se voltarmos no tempo, veremos que no Egito antigo, as pessoas realizavam acrobacias circenses nas ruas para os pedestres. E na Grécia também antiga, as habilidades corporais, cultuadas pelos gregos, foram adaptadas ao treinamento militar.Na Idade Moderna, período compreendido entre 1453 a 1789 (Revolução Francesa), no século XV em diante, as habilidades do corpo, força e elasticidade passaram a ser vistas sob novos olhares.
Mas, só foi no século XIX, que as habilidades e as novas atividades vistas como esporte, aliaram- se à educação. Devemos isso a um professor alemão, Friedrich Ludwig Jahn. Sua proposta inspirou jovens de Berlim, sua cidade, espalhando-se depois para outros lugares. Este professor fundou o primeiro clube de ginástica. A ele cabe a criação de regras específicas, aparelhos e um sistema de exercícios físicos especiais- Turnkunst ( em Português: a arte gímnica), considerado a matriz da Ginástica Artística atual.
No ano de 1881, surge a Federação Internacional de Ginástica-FIG-a entidade esportiva mais antiga do mundo. Em 1896, a Ginástica Artística ou Olímpica estreia em Jogos Olímpicos, só com homens e, desde 1936, no Campeonato de Berlim, passa a fazer parte das Olimpíadas.
No Brasil,a Ginástica Olímpica chegou em 1824, por meio da colonização alemã no Rio Grande do Sul. A primeira competição que o Brasil participou foi em 1980, em Moscou. Fonte: Só para você saber- Impulsiona.org.br
Quem escolhe os momentos de desabrochar somos nós.
|
Bruna aos dez anos - competição no Rio de Janeiro |
Chegou a hora de apresentar a ginasta da Família Guimarães. Ela é Bruna Pereira Guimarães Carneiro que já escolheu o seu percurso nos caminhos do esporte. Está desabrochando para a vida de atleta da Ginástica Artística. Nasceu em Brasília, no dia 14 de abril de 2007. Seus pais, Douglas Cícero Guimarães Carneiro e Marta Luísa Pereira Guimarães Carneiro. Ele é descendente de José Cândido Guimarães, meu pai. É bom recordar que este Guimarães é um daqueles três irmãos que vieram de Paramirim, na Bahia, para Goiás e Mato Grosso. Ele se fixou em Rio Verde, Goiás, berço da minha família. E Marta pertence à família Silva Pereira, de Valença, Estado do Rio.
E foi assim que Bruna chegou ao mundo.👉 Uma bocarra aberta, chorando de fome. Os lábios parecendo cheios de baton. Então, foi ali que descobri que gosta de baton desde que nasceu. E "
como eu estava lá,", naquela manhã, assistindo a tudo, levei-a para o Douglas, depois de arrumadinha e alimentada.
Vejam aqui as primeiras fotos👇Com a mamãe e papai, depois do banho e já sossegadinha, sossegadinha...
|
Parei de chorar |
|
O primeiro banho
|
|
O primeiro encontro com o papai
|
Faço questão de registrar as origens, porque família é a base de um lar e, consequentemente, da sociedade. É conhecendo suas raízes e valores de seus antepassados que uma pessoa se forma para a vida. É ainda no seio familiar que são perpetuados costumes e tradições através das gerações. Família é a instituição responsável por promover a educação dos filhos e influenciar o comportamento de cada um deles no meio social.
Por isso, fecho a apresentação de Bruna, mostrando os avós desta menininha e partes de sua família. Que fique tudo para posteridade...
|
Família Silva Pereira-Célia- mãe e filhos |
|
Família Guimarães Carneiro |
|
E aqui acima ☝ estão: Tibúrcio e Glória-avós paternos . E à direita 👉 Rosalvo e Célia- avós maternos.
|
DESABROCHANDO...
Tudo começou no colégio que estudava desde os seis anos, em Taguatinga. Aulas do currículo normal e outras de dança, capoeira, baliza nos desfiles. Bruna estava em todas. Participava com alegria e gosto.
Veja aqui, abaixo👇a apresentação de capoeira a que eu assisti e cliquei as fotos, no ano 2014 ou antes.
Acredito, porém que foram as acrobacias, os saltos, as evoluções que apresentava nos desfiles escolares que a encantavam mais. Saltos e dificuldades estavam no seu sangue e ela queria experimentar outras modalidades.
E um dia, simples assim, Bruna decidiu:
"É isto que eu quero!""
Ginástica!" Exclamou! E, hoje, ela agradece:
"Graças a Deus, minha mãe percebeu que eu poderia explorar mais as habilidades que eu tinha! E me levou para fazer um teste de Ginástica Artística!" Disse ainda:
"Fui para a Academia de Ginástica Artística Karina Carvalho, uma referência nacional. Identifiquei-me muito com a Professora Karina e dona da Academia. E uma técnica sem igual. Estou lá, desde o início de 2015, estudando, praticando, participando de tudo o que eu gosto e pretendo para o meu futuro."
Veja aqui abaixo👇 Na foto com Karina, Bruna recebeu o prêmio de Ginasta Revelação pela Federação Brasiliense de Ginástica Artística. Na foto da direita, recebeu uma das primeiras medalhas de sua vida, na ASBAC. E na terceira, ali abaixo,o grupo da Professora Karina: Sofia, Bruna,Vitória, Ana Júlia, Daniele, Aline e Isabela. Essa turma sempre "leva todas.", por onde passa.
.
O tempo transcorrido até agora tem sido de muito trabalho para todos. A responsabiliade familiar, dos pais principalmente e de outros membros mais próximos foi fundamental.E continuará sendo. Para a garota da ginástica, além do aprendizado natural do programa,
treinos e mais treinos, teve que fazer conciliação de horário escolar e esportivo;mudanças de escola, ajustes necessários na sua caminhada, demonstrando uma força sem medida, vencendo indecisões, medos, conflitos e apreensões, para ter seus dias dedicados à arte que escolheu. Tudo isso ela vem fazendo, aos poucos, com
garra, cara e coragem, como se diz.
Treinos e mais treinos é o que não faltam na vida desta atleta que vai nos contar detalhes de sua história. Então, com perguntinhas e respostas, vamos ver e "ouvir" o que nos diz.
Por que quis ser ginasta? Porque desde pequenininha eu via na tevê e queria fazer igual. Também, como baliza na minha escola eu pensava que já era uma artista. kkkkkkk! O que mais atrai você na ginástica? Tudo! Sou fanática por todos os detalhes deste esporte.Tudo mesmo!? Nunca vi você fazer argolas... Vó, lembra do professor que criou as regras para a Ginástica? Hoje, temos que seguir o que é destinado para homem e mulher. E argola só os rapazes fazem...Eles trabalham com 6 aparelhos e nós, meninas, com quatro. Ah, certo! eu respondi. Meio sem graça. E o que mais gosta? O que mais gosto é a trave de equilíbrio. Mas...já tive muito medo dela...ela tem só 10 cm de largura. Eu pensava: Se eu errar no salto, ai! meu Deus!...Hoje, já superei o medo... Já se machucou nos treinos? Quando isso acontece, pensa em desistir? Já me machuquei, algumas vezes. Riscos de lesões ocorrem. Em 2019, deixei de participar dos Campeonatos e Torneios Nacionais, porque tive de engessar o pé direito (Quebrei o dedinho) e fazer outros tipos de tratamento médico. Tudo por conta das lesões. Mas, pensar em desistir? Nunca! Tenho de ser perseverante e cautelosa, para superar os possíveis obstáculos. Quero progredir. Sempre!. Você falou em campeonato. Participou de outros? Quais? Ganhou medalhas? Pode contar tudo o que quiser.
Aos poucos, Bruna vai nos revelando suas experiências, seu crescimento físico e esportivo, resultados positivos, valores e objetivos. Desde os nove anos, faço parte dos treinos de alto rendimento. Aí, comecei a participar de torneios nacionais, campeonatos diversos, viagens, por exemplo: Natal, no RN; São Bernardo do Campo-SP; Rio de Janeiro; Goiânia, em Goiás; Paraná etc. Ganhei medalhas, sim, por participação sozinha e em grupo. Das medalhas que ganhei, a que me deu maior prazer foi a do meu primeiro brasileiro, junto com minha amiga Sofia, em Natal. Foi a minha primeira experiência e tudo foi incrível! Competi super bem, tinha nove anos e consegui ficar entre as 10 melhores do Brasil. Cada medalha é importante para mim. Elas me lembram as viagens que fiz, gente que conheci lá, pessoa famosa ou não. E me dão força para continuar... fazendo tudo o melhor possível.
|
Mãos após treinamento nas barras |
Momentos diferentes na vida de Bruna
Na primeira foto:👆 Confederação Brasileira de Ginástica, um programa patrocinado pela Caixa; na segunda pose em Brasília, ela faz questão de mostrar o seu patrocinador: SICOOB- Sindicato de Cooperativas do Brasil; na terceira, expõe algumas medalhas, dizendo:"Tenho mais em casa, são muitas..." Na quarta foto, ali ☝ à direita, Sofia e Bruna estão com Diego Hipólito em SP- São Bernardo do Campo, em um dos campeonatos. E na última, no Rio de Janeiro, Bruna e Sofia com a ginasta carioca, do Clube Flamengo, Flávia Saraiva.
Bruna me disse que... "Nos campeonatos, tenho oportunidades de competir com atletas de grandes clubes, como o Flamengo do Rio, Minas Tênis Clube de BH, SOGIPA de Porto Alegre, bem como posso estar ao lado de atletas da Seleção Brasileira de Ginástica, como mostrei aqui." E Bruna participou dos seguintes Campeonatos de GA: Brasiliense-(2016); Brasileiro em Porto Alegre e no Rio de Janeiro, ambos em 2017; em São Bernardo-SP (2018); além de muitos Torneios, como XXI, no Rio Janeiro, o XXII, ambos em 2018. A sua agenda está cheia.
Ano2020- Novos Tempos
Estamos vivendo hoje um
novo normal por conta da pandemia que assola o mundo inteiro. O
corona vírus chegou ao Brasil, e desde março,confinamento, uso de máscaras, normas de saúde específicas temos de observar. Escolas, academias, cursos diversos, igrejas, trabalho e diversão ? Tudo fechado! Tudo está sendo realizado em casa,
on- line, pela
internet,
home office. Modernidade..Pois bem, para Bruna, os treinos continuaram; o inglês, as aulas do ano escolar. Tudo on-line.
Parar? Jamais! Com adaptações de técnicas, de normas e de uso de aparelhos, vem treinando diariamente. Participou do
PROGRAMA GINASTICASA e faturou o campeonato, entre as academias de Brasília. Veja, à esquerda, a pose nem tanto inusitada, ostentando a medalha. Além da medalha, ganhou um ensaio fotográfico, como prêmio.
Vou mostrar já,já no final da postagem.
Em março, Brasília recebeu a visita de Roger Medina, ex- técnico da Seleção do Brasil de Ginástica. Veio dar um curso para brasilienses e participantes do Brasil inteiro. Bruna foi sua modelo nas aulas. Veja os dois na foto. 👉👉
Sorrisos e cumplicidade: uma boa parceria .Veja ainda o desempenho de ambos no vídeo apresentado no final da postagem.
Imagens falam melhor do que palavras. Portanto, encerro esta pequena história de uma vida que apenas está desabrochando com lindas imagens! Ali abaixo 👇 Antes, um recadinho:
Bruna: Você está escrevendo o seu futuro. E começou bem. Nós que estamos por aqui, a seu lado, o vovô Tibúrcio, seu grande incentivador, mesmo não estando aqui e agora, todos nós acreditamos no seu sonho. Pedimos a Deus muitas bênçãos para que possa realizá-lo com saúde, coragem e muito sucesso. Seja feliz!
|
No pier do lago Paranoá |
|
Esporte e amizade |
|
Alegrias nas vitórias |
|
Amizade e alegria
|
|
Sonhos e realizações |
Uma Sílfide |
Vencendo barreiras na trave
|
|
Mostrando experiências |
Bruna e Roger Medina
Performances de Bruna
|
Um salto para o futuro |
Postado por Maria da Glória Guimarães Dias - Brasília, 21 de setembro de 2020.
Passou um filme desses momentos da Bruna.
ResponderExcluirSempre na torcida,na correria do dia a dia.
Em todas as gerações da família Guimarães, temos com orgulho poder expor vitoriosos. Independente se a área for em esportítica,artística, literária( escritora e/ou poetisa), política. Temos de contador, passando por padre, até médicos. O forte mesmo é na área da educação.
ResponderExcluirEssa nova geração,(nossos netos e sobrinhos-netos),dão continuidade a veia de superações e sucessos que circula o sangue do patrono Zuquinha
baiano.
Myrian Barbosa Guimarães de Rio Verde-Go.
Oi, Myrian! o nosso Zuquinha baiano nos legou tantas coisas boas, das quais nos orgulhamos.Da geração atual tem muito o que contar. Tenho solicitado aos descendentes dos irmãos de papai que cooperem com este blog. Você aceita o convite para escrever nele?
ExcluirGlória,
ResponderExcluirFoi muito bom descobrir o grande talento dessa menina que eu já conhecia e admirava por sua meiguice, simpatia e inteligência.
Parabéns para ela e parabéns para você pelo seu estudo e trabalho.
Eulália. Brasília, 14 de abril, 2021