Foto de Paramirim clicada por mim no ano de 1994 |
Aqui faço um parêntese para solicitar colaboração de parentes, amigos, e moradores de Paramirim para enriquecerem este blog com informações recentes e concretas sobre esta cidade, inclusive com fotos. E,desde já, agradeço.
Papai, José Cândido Guimarães, meus tios Joaquim Cândido Guimarães e Manuel Cândido Guimarães, e familiares com Osório, Adolfino, José ( Zezinho) , filhos de Manuel Cândido Guimarães e dona Marreca e outros familiares eram da cidade de Paramirim.
Em postagens anteriores, eu e outras pessoas contamos como os baianos de Paramirim foram parar em Goiás e Mato Grosso. Fato acontecido no final do século XIX e no começo do século XX. Foi a Caravana da Esperança, pobre e sofrida, mas uma caravana corajosa e rija como o diamante que alguns deles buscavam.
Foi naquela primeira caravana que meu pai Zuquinha, rapaz adolescente se fez homem. Que meus tios Joaquim e Manuel, mais velhos do que ele, também enfrentando adversidades, como chuvas, frio, fome, doenças, falta de meios de transportes, desbravaram os sertões e puderam chegar a Rio Verde, no sudoeste goiano. Ali , Joaquim e José Cândido Guimarães se fixaram. Manuel Cândido e outras pessoas rumaram para Mato Grosso onde corria a notícia de riquezas de pedras preciosas. Veja postagens anteriores.
Abílio e Tibúrcio conhecendo Paramirim- ano1994 |
Wanda, à esquerda, seu marido Abílio, um morador da cidade e Glória conhecendo Paramirim- ano 1994 |
Tibúrcio, à esquerda, conhecendo Paramirim- ano 1994. Tibúrcio está acompanhado por um morador da cidade. Postado por Maria da Glória Guimarães Dias, no dia 9 de março de 2013 |
Nenhum comentário:
Postar um comentário