09 março 2013

PARAMIRIM- BAHIA- ONDE ESTÂO AS RAÍZES DOS GUIMARÃES


Foto de Paramirim clicada por mim no ano de 1994
Paramirim é um município da Chapada Diamantina. Está localizado na região Centro Sul do Brasil. Situa-se,pois, na parte sudoeste do estado. O seu território está abrangido, integralmente, pelo Polígono das Secas e faz parte da bacia hidrográfica do rio São Francisco. O rio Paramirim é um dos afluentes  mais importantes da margem direita do São Francisco.

Aqui faço um parêntese para solicitar colaboração de parentes, amigos, e moradores de Paramirim para enriquecerem este blog com informações recentes e concretas sobre esta cidade, inclusive com fotos. E,desde já, agradeço.

Papai, José Cândido Guimarães, meus tios Joaquim Cândido Guimarães e Manuel Cândido Guimarães, e familiares com Osório, Adolfino, José ( Zezinho) , filhos de Manuel Cândido Guimarães e dona Marreca e outros familiares eram da cidade  de Paramirim.
Em postagens anteriores, eu e outras pessoas contamos  como os baianos de Paramirim foram parar em Goiás e Mato Grosso. Fato acontecido no final do século XIX e no começo do século XX. Foi a Caravana da Esperança, pobre e sofrida, mas uma caravana corajosa e rija como o diamante que alguns deles buscavam.
 Foi naquela primeira caravana que meu pai Zuquinha, rapaz adolescente se fez homem. Que meus tios Joaquim e Manuel, mais velhos do que  ele, também enfrentando  adversidades, como chuvas, frio, fome, doenças, falta de  meios de transportes, desbravaram os sertões e puderam chegar a Rio Verde, no sudoeste goiano. Ali , Joaquim e José Cândido Guimarães se fixaram. Manuel Cândido e outras pessoas rumaram para Mato Grosso onde corria  a notícia de riquezas de pedras preciosas. Veja postagens anteriores.

Abílio e Tibúrcio conhecendo Paramirim- ano1994
Um dia, no ano de 1994, Wanda, minha prima, filha de Zezinho e Loura,( Perolina), Abílio, marido de Wanda, Tibúrcio e eu fizemos um passeio a Salvador, indo a Guarajuba, a outras praias do norte e depois a Itaparica,  onde morava  o Waguito, filho do casal.  Antes de voltarmos a Brasília, Wanda me fez um convite: "  Glória, vamos a Paramirim descobrir alguma coisa sobre nossos pais?" E não deu outra. O convite foi aceito na  hora. Arrumamos malas, dinheiro, matulas e o nosso  corcel bege, não me lembro  o ano dele, já com um número grande de quilômetros rodados, partimos rumo ao desconhecido. Usando um velho mapa, peguntando gente nas estradas, chegamos. A nossa surpresa ao entrar  na cidade foi enorme. Uma cidade aprazível, bonita, calçadinha, gente pelas ruas. Uma graça!
Wanda, à esquerda, seu marido Abílio, um morador da cidade e Glória conhecendo Paramirim- ano 1994
Tibúrcio, à esquerda, conhecendo Paramirim- ano 1994. Tibúrcio está acompanhado por um morador da cidade.

Postado por  Maria da Glória Guimarães Dias, no dia 9 de março de 2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário