12 março 2013

AINDA EM PARAMIRIM





Glória, à esquerda, e Wanda em Paramirim- ano 1994 

Chegamos a Paramirim. Para nós tudo era surpresa. Pensávamos que a cidade era apenas uma vilazinha com poucos atrativos. O que sabíamos  tinha base nos relatos de nossos pais que nos contavam nos tempos de criança.  Uma lagoa em cujas margens ranchos de sapé abrigavam as pessoas. Estradinhas de terra que desembocavam em outros ranchos ou nas casinhas da vila. A Wanda sabia de outras novidades pelos relatos da avó Marreca que com ela conviveu em Mato Grosso na década de trinta. Por exemplo:  avó Marreca, cujo nome era Francisca, mulher de Manuel Cândido Guimarães, um dos integrantes da caravana da esperança, já estabelecido em Cafelândia ou Alto Garças- MT, tempos depois é que mandou recrutar o restante da família no sertão baiano. Não sabemos o ano do acontecimento. Sabemos que Zezinho, o pai de Wanda era um adolescente, de mais ou menos 14 anos. Dona Marreca lhe contou também da morada na lagoa e da igrejinha que tinha ali por perto.
 Papai Zuquinha nos falava que tinha um tio padre. Nos contava sobre as povoações de  Rio de Contas, Caitité, Brumado e outras. Relatava fatos da Guerra dos Canudos e da libertação dos escravos, pois ele os viveu, antes de partir para Goiás, na primeira leva da família e se estabelecer em Rio Verde, cidade que adotou como sua e hoje é o berço da minha família. Veja o vídeo História  de José  Cândido Guimarães- Zuquinha.
 Isso era quase tudo que sabíamos de nossas raízes.Depois, crescemos, fomos viver nossas vidas e nunca mais nos preocupamos em saber da cidade  de onde se originou a família. Até aquele inesperado convite da Wanda:"Glória, estamos aqui na Bahia.  Por que não vamos a Paramirim, a terra do tio Zuquinha e de meu pai Zezinho?"
Pois bem. Assim aconteceu. Como eu disse na postagem anterior, a surpresa foi grande. Uma charmosa cidade se nos apresentou de início.E aproveitamos para registrá-la em fotos. Vamos ver?
Wanda na pracinha florida do Lions, em Paramirim-1994

09 março 2013

PARAMIRIM- BAHIA- ONDE ESTÂO AS RAÍZES DOS GUIMARÃES


Foto de Paramirim clicada por mim no ano de 1994
Paramirim é um município da Chapada Diamantina. Está localizado na região Centro Sul do Brasil. Situa-se,pois, na parte sudoeste do estado. O seu território está abrangido, integralmente, pelo Polígono das Secas e faz parte da bacia hidrográfica do rio São Francisco. O rio Paramirim é um dos afluentes  mais importantes da margem direita do São Francisco.

Aqui faço um parêntese para solicitar colaboração de parentes, amigos, e moradores de Paramirim para enriquecerem este blog com informações recentes e concretas sobre esta cidade, inclusive com fotos. E,desde já, agradeço.

Papai, José Cândido Guimarães, meus tios Joaquim Cândido Guimarães e Manuel Cândido Guimarães, e familiares com Osório, Adolfino, José ( Zezinho) , filhos de Manuel Cândido Guimarães e dona Marreca e outros familiares eram da cidade  de Paramirim.
Em postagens anteriores, eu e outras pessoas contamos  como os baianos de Paramirim foram parar em Goiás e Mato Grosso. Fato acontecido no final do século XIX e no começo do século XX. Foi a Caravana da Esperança, pobre e sofrida, mas uma caravana corajosa e rija como o diamante que alguns deles buscavam.
 Foi naquela primeira caravana que meu pai Zuquinha, rapaz adolescente se fez homem. Que meus tios Joaquim e Manuel, mais velhos do que  ele, também enfrentando  adversidades, como chuvas, frio, fome, doenças, falta de  meios de transportes, desbravaram os sertões e puderam chegar a Rio Verde, no sudoeste goiano. Ali , Joaquim e José Cândido Guimarães se fixaram. Manuel Cândido e outras pessoas rumaram para Mato Grosso onde corria  a notícia de riquezas de pedras preciosas. Veja postagens anteriores.

Abílio e Tibúrcio conhecendo Paramirim- ano1994
Um dia, no ano de 1994, Wanda, minha prima, filha de Zezinho e Loura,( Perolina), Abílio, marido de Wanda, Tibúrcio e eu fizemos um passeio a Salvador, indo a Guarajuba, a outras praias do norte e depois a Itaparica,  onde morava  o Waguito, filho do casal.  Antes de voltarmos a Brasília, Wanda me fez um convite: "  Glória, vamos a Paramirim descobrir alguma coisa sobre nossos pais?" E não deu outra. O convite foi aceito na  hora. Arrumamos malas, dinheiro, matulas e o nosso  corcel bege, não me lembro  o ano dele, já com um número grande de quilômetros rodados, partimos rumo ao desconhecido. Usando um velho mapa, peguntando gente nas estradas, chegamos. A nossa surpresa ao entrar  na cidade foi enorme. Uma cidade aprazível, bonita, calçadinha, gente pelas ruas. Uma graça!
Wanda, à esquerda, seu marido Abílio, um morador da cidade e Glória conhecendo Paramirim- ano 1994
Tibúrcio, à esquerda, conhecendo Paramirim- ano 1994. Tibúrcio está acompanhado por um morador da cidade.

Postado por  Maria da Glória Guimarães Dias, no dia 9 de março de 2013

01 março 2013

DIAMANTE- UMA JOIA PRECIOSA / FAMÍLIA- UMA JOIA RARA

O diamante é a pedra preciosa mais forte  e vigorosa entre  todas as pedras. Por isso dizem que "ganhar um diamante é ganhar um presente para sempre".
 Os humanos, porém, não são eternos. Têm um ciclo de vida a cumprir: nascer viver e morrer. Por isso, muitos dos componentes das famílias de José Cândido Guimarães, Joaquim Cândido Guimarães e Manuel Cândido Guimarães, melhor dizendo, das famílias dos Cândido Guimarães de Rio  Verde, de Baliza , do antigo Bonito hoje Caiapônia, ou do estado de  Mato Grosso, quer seja de Cafelândia, Alto Garças ou outra cidade, todos  provenientes do  sertão baiano, muitos deles já se foram.

Nossos antepassados já se foram. Entretanto, foram eles que abriram caminhos, semearam e colheram a boa seara.Nem todos deixaram pedras de diamantes. Mas todos eles nos legaram coisas de valor que jamais serão esquecidas. Valores que são imprescindíveis para a nova geração dos filhos de  Zuquinha e Cota, Zuquinha e Tereza; Joaquim e Odília, Joaquim e Beatriz Maria de Jesus, Joaquim e Isabel Tomás de Aquino; Manuel e Marreca; José Guimarães, (Zezinho) e Perolina.
Não posso esquecer também  de outros parentes que se foram, tais como: Osório, Ana, M.da Glória, Adolfino, Sintico, Nello, Dondonas ( São duas), Adélia e seu filho Luís, Dazinha, Dadá, Baianinha, Palmeirinda, Mirote, Perlita, Wanda, Anatólio, Zalim, Delly, Rosilda, Guimar, Bebé,Verson, Benigna, Gilber, Wander (Zizi) e tantos outros...
      A seguir, mostramos os desenhos representativos da árvore genealógica das diversas Famílias dos Guimarães. Os desenhos foram criados para o III Encontro dos Guimarães realizado em Rio Verde- Goiás, em outubro de 2012.

Família de José  Cândido Guimarães e Maria Leão Guimarães ( Cota)

Família de José Guimarães- Zezinho- e Perolina- Filhos:
Perlita,Wanda, Anatólio e Celuta

Famílias de Joaquim Cândido Guimarães e  Odilia, Isabel e Beatriz Maria.

Família de José Cândido Guimarães e Tereza Lopes Guimarães

Para fechar esta parte, quero mostrar algumas fotos da geração atual. Vejamos!
Descendentes de Joaquim Cândido Guimarães sendo apresentados no salão do III Encontro da Família Guimarães.

Filho, netos e bisnetos de Zuquinha Guimarães e Tereza , entre  eles: Ademar e Diva, Gláucia, Josafá e Pedro Henrique, George e Vasioni, Elisete e filho e outras pessoas.

Família de Glória Guimarães, filha de Zuquinha, e Tibúrcio Dias Carneiro: filhos: Gláucia, Douglas e Glorinha. Netos: Pedro Henrique, Mariah e Bruna.







Filhos de Wanda Guimarães e Abílio. Entre eles: Wanda Isabel e Brício; Raquel e  Carlinhos;  José Roberto e Stella; Wagner e Meire; Lázaro e Cristiane. Netos: Margarida, Pedro, Rafael, Lorena, Camila, Vítor e outros familiares.

Bisnetas de Delly Guimarães e Lúcia Cicarelli.

Glória, filha de Zuquinha Guimarães.As crianças são netos de Verson Guimarães, já falecido, filho também de Zuquinha.
Maria Tereza e Paulo Henrique com os filhos. Maria Tereza é filha de Guimas  Guimarães e Maria do Carmo, portanto neta de Zuquinha Guimarães e Tereza Lopes Guimarães
As Guimaretes: Marta, Maristela, Míriam, Nazinha, Romy, Bete , todas da família de Zuquinha Guimarães. Marta, de vermelho, filha de Celuta Guimarães, portanto neta de Zezinho e Perolina. Cena de uma apresentação musical, no III Encontro dos Guimarães, em Rio  Verde- Goiás.

Família deWmarley Guimarães Nascimento e Neades. Ele, neto de Zuquinha  e Cota





Postado por Glória Guimarães no dia 1º de março de 2013, em Brasília-

DF.