O que aconteceu com os Guimarães que prosseguiram a jornada seguindo a Rota dos Diamantes até Mato Grosso?
Tudo que eu sabia me chegou "naquilo que se ouviu dizer" e desconhecia muitos detalhes.Hoje, porém, um grande colaborador e amigo da família, digamos assim ", GUIMARÃES de MATO GROSSO" nos socorreu. Passo a palavra ao escritor Sr. Edson Marques da Guia.
" Para responder as perguntas que me foram formuladas, tenho que me identificar. Meu nome é Edson Marques da Guia. Nasci a 08/ 10/ 1914. Passei minha infância num 'paraíso perdido', no leste mato-grossense, a extinta Cafelândia, para os mais íntimos -o Café, corruptela dos garimpeiros, que chegou a ter quase 2000 habitantes.
Adolfino Guimarães |
Juntando economias de latoeiro, de mascate, de compra e venda de diamantes, foi a São Paulo; investiu em compra de mercadorias e montou uma loja bem sortida de tecidos e de secos e molhados. Foi aí que mandou vir da Bahia seu irmão e afilhado , o Zezinho Guimarães, colocando-o como sócio dos negócios. A firma foi registrada com o nome Loja Dois Irmãos e ficava na Rua Clarinho das Moças nº101, conforme atesta o bloco de notas que mandaram imprimir.
O tino comercial da família em Zezinho foi enorme, além de ser um rapaz alegre e amável.
Logo conheceu Perolina Souza, apelidada de Loura, moça bonita, filha de Zeca de Souza e Emília Marques. O rapaz ficou de olho em Loura. Arranjou um violão. Naquele tempo, era charme fazer serenata para a namorada. Foi assim que se apaixonaram e se casaram. E tiveram quatro filhos: Perlita, , Wanda, Celuta e Anatólio.
... Em 1933, Adolfino mandou buscar muitas famílias de seus parentes que havia deixado na Bahia. Entre eles, sua mãe Francisca, apelidada de Marreca, já viúva, e outros irmãos"...
Aí está a rica contribuição do Sr. Edson Marques da Guia a quem agradecemos. Informamos que deixamos de publicar o texto na íntegra. Ficamos sabendo que o líder Adolfino Guimarães, casado com Isabel, apesar de não ter tido filho biológico, deixou marcas no solo de Mato Grosso e grande exemplo para os familiares de ontem e de hoje. Recado da Glória.
Postado por Maria da Glória Guimarães Dias - Brasília, 23 de novembro de 2012