Para os dois irmãos, Joaquim e José Cândido Guimarães, a vida em Goiás foi de trabalho, trabalho e muito trabalho.Fizeram de tudo na vida. Até que o tino comercial dos Guimarães aflorou nas pequenas vendas de secos e molhados. Depois foi a vez dos armazéns e por fim as lojas de tecidos e calçados.E foi assim que venceram.
Foram comerciantes, compraram fazendas e criaram famílias. Não é que escolheram duas irmãs da tradicional família Leão para se casarem? Joaquim e Odília- não sei precisar a data- e José, o Zuquinha,e Maria, apelidada de Cota, se uniram em 1904.
E os filhos chegaram...Uma escadinha de gente.
Vejam aí, os nossos tios Joaquim e Odília com as primas Armia, Arlinda, apelidada de Dondona e Clotilde e o primo Silvino (Sintico). O garoto moreno não é filho do casal.
Esta é a primeira família de Joaquim. Ele teve mais duas: a segunda, casado com Beatriz Maria de Jesus nasceu o Agnelo e a terceira, com Isabel T. de Aquino, morando em Bonito, atual Caiapônia, onde nasceram:Julinda, Benoat, Benigna e Belice.Os descendentes dessas famílias podem ser encontrados em Barra do Garças, Alto Araguaia, Aragarças,Cuiabá, Baliza, Rio Verde,Caiapônia, Goiânia, Brasília, entre outras.
O casal, Zuquinha e Cota, foi morar em Palmeiras-Goiás, antigo Alemão,onde ele foi comerciante e onde adquiriu uma fazenda. Em Palmeiras, nasceram os dois primeiros filhos, Idália e Ápio. Depois, já em Rio Verde, outros filhos chegaram:
Em 1920, morre Cota. Idália, a primogênita, conhecida por Dadá, com 16 anos, assume a criação dos irmãos ao lado de seu pai.
Em 1924, em Rio Verde, Zuquinha casa-se com Teresa Lopes e novos filhos chegaram. Desta vez, Zuquinha quis prestigiar o nome GUIMARÃES, batizando os primeiros meninos de Guimar, Guiman e Guimas. Depois vieram Dália e Maria da Glória (eu) e Luís. Morando novamente em Palmeiras, a família foi acrescida pelos mais novos Guimarães: Ademar, Gamas (O único que herdou o sobrenome Cândido Guimarães), Verson e Gerson.
Vejam aqui, à direita, nosso pai Zuquinha e seus filhos mais novos.
Dos 28 filhos dos dois irmãos Cândido Guimarães muitos deles não estão entre nós.Mas a descendência de cada um, em filhos, netos, bisnetos está ultrapassando a quarta ou quinta geração.
Postado por Maria da Glória Guimarães Dias.
Nenhum comentário:
Postar um comentário