19 agosto 2020

Os Guimarães no Esporte - TÊNIS

Maria Esther Bueno, primeira tenista brasileira.
Guga- tenista número 1 do Brasil
Falar sobre o Tênis na Família Brasileira não é tão fácil assim. O tênis não é como o futebol que, chegando por aqui,vindo da Inglaterra, penetrou a alma  do  povo e fez dela o seu berço. O tênis, de origem também inglesa, demorou mais a chegar e a se propagar.
     Maria Esther Bueno, uma paulista, foi a primeira brasileira, tenista, que encantou o mundo, nas décadas de 50 60 e 70. Isso quando o Brasil não apresentava tradição nenhuma neste esporte. Maria Esther conquistou  títulos em três décadas diferentes e espantou o mundo. Por mais  de dez anos figurou na lista de melhores tenistas  do mundo. Seu nome, com razão, está na galeria do Internacional Tennis hall of Fame, em Rhode Island, nos Estados Unidos e no museu de cera,  Museu Madame Tussauds, em Londres. Nos anos 60, em Wimbledon, na Inglaterra,(quadra de relva), nossa tenista chegou a jogar por mais de dez horas seguidas em partidas duplas...Impressionante!
     Foi justamente, com Gustavo Kuerten, o Guga, que o esporte  ganhou popularidade, principalmente depois de Rolland Garros, anos 2000 e 2001. Com a entrada dos canais de televisão a cabo, o tênis passou a ser transmitido regularmente. Isso fez aumentar o público espectador. O jovem Gustavo Kuerten é  também condecorado com posição no Hall da Fama da Associação de Tenistas Profissionais. É tricampeão de Rolland Garros e o maior tenista masculino do Brasil e um dos maiores da história do tênis mundial. Ele é considerado  "o rei do saibro" ( tipo da quadra de Roland Garros).
    Hoje, temos tenistas brasileiros importantes, como Fernando Meligeni, Thomaz Koch, Beatriz Haddad e outros que vêm se impondo. E, pelo mundo afora, conhecemos os que são americanos, espanhóis, suíços... Entretanto, para nós, para mim, principalmente, os dois que citei aí acima são imbatíveis.

    E agora, será que na Família  Guimarães existe algum tenista? Pensei. Perguntei. Estou pesquisando ... Esperando resposta  do pessoal de Mato  Grosso, de Salvador, de Uberlândia... Melhor dizendo, dos descendentes de Manuel e Joaquim Cândido Guimarães, os irmãos de papai Zuquinha- José Cândido Guimarães. Os primeiros Cândido Guimarães que temos notícias.
    Eu descobri dois atletas, daqui do meu lado. Mostrarei para vocês, enquanto aguardamos novos exemplos de Guimarães que curtem esse esporte.

                                                      LÉO - Um Campeão em Osasco

     O jovem ali, à direita, empenhado a defender uma bola com a sua raquete, é o Leonardo Guimarães Cotta. Faço questão de apresentar a família dele. É filho de Paulo Henrique Gonçalves  Cotta e de Maria Tereza Guimarães Cotta.
Léo, em Osasco-SP
    Seus avós paternos: Marcelo Cotta, já falecido, e Maria  Ângela Gonçalves Cotta.
    Avós  maternos: Guimas  Guimarães e Maria do Carmo Guimarães, já falecida. 
     Léo é  paulistano. Nasceu em maio de 2003, reside em Osasco, SP.
Ele só tem 17 anos, mas despertou para o tênis há alguns anos. E já é dono de uma história que vai nos contar. Daqui a pouco.

                          Vejamos as fotos
Paulo Henrique e Maria Tereza- Pais de Léo
Avós paternos de Léo- Ângela e Marcelo
Guimas e Maria do Carmo- avós  maternos de Léo

                                                                                            






     Agora, passo a palavra ao Leonardo. Ele nos contará alguma coisa de sua vida de atleta que se iniciou aos 12 anos. 

    "Eu tive bastante influência do meu pai para me decidir entrar para o tênis. Ele me contou  que praticava esporte desde pequeno. Que sempre foi uma criança ativa. Na mocidade dele, em Belo Horizonte, jogava Squash. E algum tempo depois começou com o tênis.
    Esse esporte só veio cruzar os nossos caminhos, anos depois por conta de uma necessidade e adaptação a uma nova realidade que meu pai estava passando: uma lesão no joelho.
    Viemos morar em Osasco, São Paulo, em 2011. Nosso condomínio tem uma ótima quadra de tênis e bons treinadores.  Meu pai recomeça a treinar  com o professor Fernando Souza, um dos mestres da quadra e que eu admirava  pelo que estava fazendo por meu pai. E no final do  ano 2014, tomei uma decisão, muito bem acertada: " Vou seguir os passos de meu pai". Foi assim que o tênis cruzou o meu caminho. O ano 2015 foi marcante para mim. Comecei tudo com o pé direito e muita determinação. E cá estou''.

     O tempo decorrido até agora  para o garoto Leonardo  foi de aprendizado, de trabalho, de estudos, de apreensões e cuidados especiais. Ele está exercitando o aprender viver. Então, já sabe que na vida é preciso saber vencer os medos, lutar com coragem, com respeito e com amor.    Esmorecer? Jamais! E aqui entra o talento paterno e os  bons exemplos  de uma família cristã, fundamentada no amor e nos princípios morais de uma sociedade.

     "Depois de 5 anos de envolvimento com o tênis, treinando e competindo, sinto-me uma pessoa que teve  a sua vida transformada para o melhor. Não só no aspecto técnico, mas de aprendizado de várias coisas importantíssimas para o meu desenvolvimento integral, por exemplo, concentração, disciplina, controle das emoções, trabalho em equipe, entre outras coisas. E principalmente, fazer bem o que se quer da vida."Assim falou o Leonardo.

    Muitas vezes, imagens falam melhor que palavras. Apresento, pois, algumas fotos do garoto tenista, em Osasco:

      Aqui,abaixo,👇 uma pausa para saborear água de côco e matar a sede:" Mas que calor,ô,ô,ô..."

Aqui mais centralizado,👇 você vê avô e neto. O avô que não poderia faltar ao campeonato que o neto defenderia dali a pouco. O avô é o Guimas Guimarães
meu  irmão e fanático torcedor do Cruzeiro de Belo Horizonte, nos áureos      

 tempos de sua juventude. Agora, acompanha a trajetória de Léo pelas quadras. É o torcedor número 01 dele.

 Você viu uma postagem anterior, aqui no blog da família, sobre o  futebol na vida do médico, dr. José Wálcio de Sousa Guimarães, em Rio Verde? Lá, eu disse que o tio Guimas  foi um dos  responsáveis pela carreira do  jovem Wálcio em BH, há quarenta e cinco anos ou mais. Um papel decisivo e gratificante, o tio Guimas desempenhou. 

A foto seguinte, à direita,👉 Léo disputa uma partida na quadra de seu clube. Não sei como ficou a contagem..Ele não me contou o resultado. Valeu  publicar a foto que registra sua performance na quadra.

 Já a imagem seguinte é Histórica.👇 E eu estou feliz em mostrá-la aqui para  ser lembrada na posteridade : Leonardo e o campeão do tênis de nossos dias- Fernando Meligeni. O fato aconteceu no Clube Altos de Pinheiros - SP, quando o campeão lá esteve  para ministrar  uma clínica de tênis ( uma aula para  participantes de vários níveis, com o objetivo de corrigir  pequenos detalhes na quadra). Foi uma ótima experiência. Valeu tudo o que eu vivi. E aprendi, disse o garoto. No final, aconteceu a foto, é claro.
Que legal! Dois campeões!

Aqui, abaixo,👇 Leonardo recebe um prêmio ao lado de seu pai, Paulo Henrique. Léo disse que recebeu o   troféu das mãos do coordenador do programa  - Campeonato Interno de Jovens do Clube,  em 2017.      
     
Pai e Filho- dupla campeã
 Em 2019 , Leonardo e seu pai  foram vencedores do Campeonato Interno de Duplas- categoria B,  do clube Altos de Pinheiros.Uma bela vitória!  É o que nos mostra  a foto, aqui acima.👆

Nós que estamos de fora, temos que aplaudir  e acreditar no futuro promissor de Leonardo em uma quadra de Tênis. A ele desejamos sucessos na realização de seus sonhos, no esporte e na  sua vida de estudante . 

        Finalizo esta  primeira parte com a foto da Família Guimarães Cotta: Paulo Henrique, Maria Tereza, Leonardo e Gabriela. Uma família que admiro muito.👇



Descobri nas declarações de Leonardo que Paulo Henrique é o tenista que o incentivou. Portanto não posso deixar de falar dele nesta postagem. Quem é Paulo Henrique? 
............................................................................................................................................
                                                 ESTE É O CARA da VEZ
🎾"O cara da vez" é o chefe da família cuja foto está ali acima.👆 É o esposo de Maria Tereza, minha sobrinha. Portanto, é meu sobrinho também (de coração). É o pai de Léo e de Gabriela. É ainda aquele jovem na foto  de 1990, entre o pai Marcelo, já falecido, e a mãe Ângela. Foto  que está mostrando os avós de Léo, na primeira parte desta história, ali acima ☝  Ele tem mais irmãos. E o mais velho deles faleceu recentemente.
Paulo Henrique foi um jovem estudioso. Cursou duas faculdades em Belo Horizonte, Engenharia Mecânica e Administração de Empresas. Atendendo  aos ditames da vida profissional, já esteve com a família na Inglaterra e foi lá que nasceu a Gaby.  Hoje a família está radicada em Osasco- SP, desde 2011.

      Uma pausa, para recordar o que disse Coelho Netto (Henrique Maximiliano C. Netto), escritor, político, professor, nascido em 1864, no  Maranhão. "É na educação dos filhos que se revelam as virtudes dos pais."  É para  esse fim que  o casal vem fazendo o melhor  que deseja para sua descendência.
     Marido e mulher sempre presentes em qualquer  ocasião,  nos passeios pela vida afora,  no colégio, na igreja, no esporte. O exemplo deles é fundamental e certeiro. Pelas fotos, pode-se comprovar o que estou afirmando.                                                                                                                            
Na Califórnia: as crianças da vez
Juntos e misturados no barco



















Paulo Henrique é o "cara família" tão humano quanto solidário. Tanto que vem participando do amor filial de Maria Tereza, desde quando se mudaram para  Osasco. Os pais vieram juntos. E uma  só família  se formou. Com a falta da esposa, ocorrida há algum tempo, Guimas não está só: o carinho dos netos, o respeito, os cuidados e o amor de  toda a família são presentes que suprem a saudade  da companheira de muitos anos. 
Hoje, eu vejo, não o genro Paulo Henrique, mas um filho cuidando do próprio pai. Para mim, isso é um exemplo  muito gratificante.
                                                   Vamos ver as fotos:

    
Guimas-pai e avô- no clube- ano 2020
Maria do Carmo ainda presente
 
 Bodas de Prata do casal
Só para recordar os bons momentos  que já se foram. 

Vivendo e aprendendo- Você sabe o que é squash? eu não sabia. Descobri e passo para vocês. "É um esporte praticado com raquete e com uma pequena bola de borracha, oca, preta e por dois jogadores ( ou quatro nas disputas de duplas). É praticado em uma quadra/campo, fechada por quatro paredes, sendo a traseira de vidro. Quando a bola atinge a parede, ela é esmagada, em inglês squashed, o que originou o nome do esporte. Surgiu na Inglaterra. Desembarcou no Brasil em  1920, trazido pelos ingleses que vieram procurar ouro em Nova Lima- Minas Gerais".
Fonte: Wikipédia, enciclopédia livre 

Agora eu tenho um depoimento importante para o Cara da vez:

"O Paulo, desde os tempos de noivado, em Belo Horizonte era um ótimo jogador de squash.Tempos depois, começou a treinar  tênis e, aos poucos, trocou  de esporte. Quando o Léo completou oito anos, o Paulo começou a pensar  que um dia os dois jogariam juntos.E assim, conforme as voltas que a vida dá, aconteceu para a felicidade de ambos.  O menino  interessou-se pelo esporte do pai e decidiu seguir-lhe os passos E hoje eu tenho dois tenistas  em casa. Já participaram de campeonatos no condomínio onde moramos, várias vezes. Ora jogam em dupla, ora separados. E tudo é motivo de alegria. Juntos, o meu coração quase arrebenta de emoção. E  nas partidas, de cada um por si, mostrando o seu valor ou uma bela performance, o meu orgulho de mãe ou de esposa é indescritível.
O Paulo gosta de mostrar para o Léo como é importante a gente acreditar em nós mesmos. Numa partida, diz ele, é fundamental a  concentração. Não pode perder o foco, porque senão o adversário percebe seu ponto fraco e cresce no jogo. Essas e outras orientações sempre acontecem entre os dois." Palavras de Maria Tereza Guimarães Cotta. 

                     Assim, é  o perfeito relacionamento de pai e filho, dois  bons tenistas.


Lema : Lutar e Vencer!
Nesta foto, à esquerda👈 apresento as duas duplas do Condomínio. Léo e Paulo venceram o certame.Foi uma  vitória e tanto, pra ninguém botar defeito...
 Uma festa de arromba!















Que festa boa! 
Ali, à direita   👉naquela imagem do Paulo, Léo e amigos. Onde estavam? Quando aconteceu?  O que comemoravam? Não sei...
 Um dia, eles poderão nos contar...
                                                                  

Mais festa!?  Aqui abaixo 👇 os primos de Maria Tereza e Paulo,ou melhor dizendo,os sobrinhos de Guimas, compareceram para cantar Os Parabéns, na noite de Bodas de Prata do casal. E paparicar  o tio Guimas.

Noite de Bodas de Prata de PH e M. Tereza
 Eram eles: Gláucia, Waldez, Gilma e Maristela. Outros primos também compareceram: Naza Maria , Ordália, Pedro Henrique, mas não estão na foto. Foi uma festa social e familiar com um grande número de amigos de Minas, de Goiás , Brasília e de São Paulo. Tudo aconteceu no Clube Altos de Pinheiros- SP.





Finalmente quero mostrar o Cara da vez nesta  foto que não poderia faltar. Como fiquei curiosa  para descobrir o "por quê " da imagem, Maria Tereza  me atendeu  com uma  explicação surpreendente.

Esse é o Cara!

E assim ela disse:" Estávamos no Estádio Santiago Bernabéu, em Madrid. Aproveitamos  para registrar a nossa passagem por lá. Alguém clicou a foto emblemática: O Paulo com a camisa  do Real Madrid,  paparicado pelo craque Cristiano Ronaldo e abraçado pelo jogador Sérgio Ramos.( Só que...a foto é...uma  montagem ...)." 

Haaaa!!!...Valeu, Maria Tereza!

E assim chegamos ao final deste relato: novos  Guimarães no esporte.
Parabéns, Paulo Henrique! Parabéns, Leonardo!


Postado por Maria da Glória Guimarães Dias    -  Brasília,19 de agosto de 2020