26 novembro 2020

Os Guimarães no Esporte - Ciclismo

Ciclismo- Arte de pedalar-Sensação de liberdade...
Gustavo Guimarães- Palmeiras de Goiás

   Quem é amante da arte de pedalar está sempre vivendo as sensações de liberdade. É o que me diz a foto  do jovem Gustavo, meu sobrinho Guimarães, de Palmeiras de Goiás. Aí está ele e sua magrela👉 em uma bonita pose: uma paisagem bucólica, natureza verde, sol, silêncio, estrada de terra e ele , muito feliz, equilibrando-se na sua bike... Não sei de onde vem nem pra onde vai...Livre, livre, carregando sonhos e doces prazeres. É isso, a Liberdade de Viver.
..................................................................................
   Já que estou falando  nos Guimarães  e no Ciclismo continuo com o Gustavo que ama o esporte como hobby, pelo prazer de pedalar. Como ele, há na família, alguns outros exemplos que ainda vou explorar. O meu objetivo nesta postagem é,  ainda, registrar as raízes da geração atual. Família é coisa séria e os Cândido Guimarães, advindos de Manuel, Joaquim e José, os três irmãos baianos de Paramirim, já estão na quinta geração ou mais.
Gustavo Gonçalves Guimarães é filho de Romeiro Gomes Guimarães e Elisabeth 
Pais e a namorada Joice

Rio Verde-2013-IV Encontro dos Guimarães. 
Gonçalves Soares Guimarães. Foto  logo ali à direita👉 
É neto de Ademar Guimarães e Diva Gomes Guimarães, já falecida. É bisneto de José Cândido Guimarães-O Zuquinha. Estudar, trabalhar, namorar são prazeres de sua  mocidade. Mas curtir a vida  pedalando é, para ele, um programa para ninguém botar defeito.
Gustavo-pai Romeiro- e avô Ademar
Em Palmeiras de Goiás, há uma turma de jovens, moças e rapazes, que pertencem a uma associação de ciclismo. Gustavo faz parte dela : Associação Pedal Palmeiras. Eu não sei muito a respeito do grupo. 
Pedal Solidário- Palmeiras- Goiás
Sei que é "uma turma coesa, ativa, experiente. Além das pedaladas pelas ruas da cidade, encontros festivos na comunidade,os jovens sempre participam de excursões a diversas cidades vizinhas, onde vivem horas  de alegria, em feliz camaradagem. Já visitaram Goiânia, Anicuns, Hidrolândia, Carambolas, em Minas, Indiara, Trindade e por aí vai...Certamente, participam de torneios entre as cidades goianas e mostram o valor que têm. Porque sempre trazem os troféus que enfeitam a sede palmeirense.
Ganhou de prêmio ou vai distribuir?
Participam de muitas excursões,  como O Pedal Solidário  e o Pedal do Batom, ambas para ajudar pessoas necessitadas.
.Achei muito valiosa a frase de uma integrante do Pedal do Batom que disse: "Não interessa o tamanho do desafio, o que importa é a grandeza da união." E eu completo a frase: "Pra gente poder oferecer algo a quem precisa". 
Em tempo: Pedal do Batom, parte feminina do Pedal Palmeiras que ajudou mulheres contra o câncer. 
Fazem ainda turismo ecológico, subindo e descendo ladeiras íngremes, desbravando córregos e rios pelos caminhos. A amizade entre a turma é o que conta." Só isso valeria fazer parte  da Associação Pedal de Palmeiras. Fonte: Facebook e pesquisa do Google..
A magrela e o ciclista
Companheiros de jornada
 Pois bem, gostei de falar sobre Gustavo e mostrar um pouco de sua fase de atleta. Espero que continue no esporte. Nele, sempre encontrará a liberdade que sonha alcançar. 
Veja as fotos que apresento a seguir.  Elas mostram momentos  inesquecíveis de sua vida , principalmente a foto de família. Avós, Diva e Ademar, pais, tios e primos. Todos juntos e misturados.                        
...............................................................................................................................................
O Ciclismo é um esporte que envolve um atleta e um equipamento: a bicicleta. Há vários tipos de ciclismo O mais tradicional é o ciclismo de estrada.Infuenciado pela Tour de France, competição mais esperada de ciclismo no mundo. Ciclismo de pista, o mais bonito de assistir em Jogos Olímpicos. Os atletas pedalam o mais rápido possível. Vence aquele que cumprir a distância em menor tempo. Moutain bike é o ciclismo de aventura. Acontece em locais abertos, com trilhas de terra, bastante acidentadas, muitas subidas e descidas. Precisa de bike resistente, pneus grossos para resistir aos obstáculos
                                                    Outro Ciclista Guimarães
E agora chegou o momento de apresentar outro sobrinho/ciclista que descobri na família, Trata-se de Montgomery Rocha Guimarães, o garoto de branco, na cadeira, com sua irmã Telma, seu
Zuquinha e os primeiros netos

 avô Zuquinha e os primos, Wagner, Wander, Wmarlei e Wálcio, todos da segunda geração do avô. Nasceu em Rio Verde- Goiás. Seus pais: Ápio Leão Guimarães, primeiro filho de Zuquinha e Maria Leão (Cota), e de Jandira Rocha Guimarães, uma bela mulher de Baliza- Goiás. Fotos ali, à esquerda👈 e à direita👉
Jandira-mãe

Ápio- pai

Montgomery mora hoje em Goiânia e é o exemplo perfeito do atleta que curte       belas pedaladas pela vida afora...Conheci a vida de atleta deste sobrinho pela mídia, vendo suas fotos  que revelam tudo o que acontece por aí. Acredito que só  se enveredou pelo esporte já na idade madura, depois de seus filhos criados e netos à vista.
Veja ali, à direita, a imagem dele e sua bike👉Todo compenetrado, vence uma trilha e obstáculos. Os companheiros ficaram para trás. Falando em companheiros, eles são muitos: homens, mulheres,  jovens  e adultos, todos pertencentes a uma  Associação de  Ciclistas, entre as diversas da cidade de Goiânia. E eles cumprem sempre um vasto programa: Excursões quilométricas que lhes exigem força, saúde e coragem para vencê-las a contento; trilhas sinuosas, íngremes ou de descidas difíceis, onde liberam endorfina e seretonina, queimam gorduras e melhoram o sistema cardiovascular... Fazem o cross country ou pedalam apenas pelo prazer da socialização entre amigos, ou para angariar amparo  para quem precisa nas obras assistenciais que ajudam. É isso aí... e muito mais o que este esportista e seus amigos fazem pedalando uma bicicleta.
Montgomery é considerado a "lenda dos pedais"pelos lojistas das casas de esporte, onde compra 
O atleta no meio "delas".
 suas sapatilhas, e pelas oficinas e lojas onde adquire acessórios para a bicicleta que é bem estilosa.
Veja a foto, à direita abaixo e comprove 👇

A estilosa bike
Parabenizo o atleta Montgomery! Palmas 👍pelos feitos que realiza e muitas bênçãos   🙏de Cristo que está ali, abaixo, 👇de braços abertos, no Morro do Cristo, em Senador Canedo- Goiás, abençoando ele e a turma que subiu até lá.
Morro do Cristo- Senador Canedo





       
              GALERIA DE CICLISTAS 
 O esporte da bike é poderoso. Ciclismo é muito mais do que  simplesmente sentar  em um selim de bicicleta e sair  desengonçado ou pedalando feito um doido por aí. Este esporte promove pessoas nos diversos tipos das modalidades que possui, nas regras que tem e, principalmente, na vontade e coragem de cada pessoa que o escolhe como prática. Assim nascem os heróis, os vencedores, os artistas do pedal...

Nesta galeria, apresento mais  nomes para completar os já abordados. Vamos lá!
Marcelo Mendonça

-1 Marcelo Mendonça  de Goiânia, esposo de Romy  Guimarães,  filha de Diva Gomes e Ademar Guimarães, neta de Teresa e Zuquinha, meus pais, e um dos Guimarães de Paramirim. Romy  é fã e incentivadora de Marcelo Mendonça, atleta de corridas, obstáculos, desafios de Mountain Bike, disputas diversas, como Taça Brasil Cross Country (segundo lugar), maratonas diversas... e muitas outras vitórias. Veja as fotos abaixo.👇
Marcelo e esposa Romy



Vencendo obstáculos! Vivaaa!
 Parabéns, Marcelo, um goiano do pedal!Continue pedalando e vencendo barreiras. Vencendo sempre! Conquistando vitórias. Sempre!

A partir de agora, apresento os ciclistas do clan dos Guimarães, descendentes de Manuel Cândido  Guimarães e  Francisca, apelidada de dona Marreca. Este Manuel é  o irmão mais velho dos três, oriundos de Paramirim, na Bahia. Manuel Cândido fixou-se em Mato Grosso, atraído pelos diamantes. Viveu pelos lados do Café, mais tarde Cafelândia, e em Alto Garças. É responsável por uma grande geração que se espalhou por muitas cidades brasileiras. Leia sobre o assunto na postagem Os Guimarães na Rota dos Diamantes.

2- Dou início com o casal José Roberto Cândido Guimarães e Stella Maris Laurindo Santana Guimarães. José Roberto pertence à terceira geração de Manuel. Ele nasceu em Alto Garças e hoje mora em Uberlândia, Minas Gerais. É filho de Abílio e Wanda Guimarães que é filha de Zezinho Guimarães e Perolina apelidada de Loura. Todos vocês já conhecem a  origem desse ramo de  nossa família. Stella Maris é da família Laurindo Santana, de Itumbiara-Go e de Sacramento/Uberlândia. 
José Roberto e Stella Maris

 Zé e Stella  formam um casal admirável em todas as coisas da vida, inclusive no esporte que curtem juntos,sozinhos ou misturados a grupos de amigos.
Ele iniciou a prática de trilhas de bike há 22 anos e Stella há 10. Fazem parte do Ver De Pedal, um grupo de ciclistas de Uberlândia que " ama  observar a natureza sobre uma bicicleta", como disse Stella.  
É ainda Stella que vai nos contar mais  sobre o esporte que praticam .
" O propósito do grupo é pedalar sem competição, apreciando a natureza, tirando fotos, banhando-se em cachoeiras, curtindo os amigos e aproveitando os momentos de prazer com gratidão à vida! As experiências vão desde trilhas na terra, singletrack, a viagens de ciclo turismo. Já fizemos trilhas na Serra de Canastra, e na Rodovia de Manutenção da Imigrantes até Maresias- SP. Foi  emocionante a Trilha dos Potiguaras, de João Pessoa a Natal, somando 200km pela praia. Fizemos ainda a Trilha do Descobrimento que vai de Prado a Porto Seguro, na Bahia.. E outros divertidos passeios." Veja e comprove tudo, olhando as fotos  que  ela nos forneceu.

Em tempo: Singletrack ou single track é uma modalidade de mountain bike praticada com bicicleta em terrenos de terra, acidentados com montanhas e trilhas.É a versão ciclística daquelas praticadas com veículos de quatro rodas, ou os off-roads. Fonte: Wikipédia,
Amigos. Sempre!
Pedalar juntos...
Pois é, Stella e meu primo José Roberto, são dois bons esportistas uberlandenses. José Roberto, meu primo pelos laços de sangue e que se tornou sobrinho querido, como todos seus irmãos, por causa de sua mãe Wanda. Wanda era apenas uma prima que se transformou em minha irmã, mais do que irmã, enquanto viveu. A irmã que repartiu comigo o amor de seus netos e bisnetos, numa generosidade sem fim.
 Pois bem, este casal pedaleiro encontra nos programas de uma bike os doces prazeres da vida, cumprindo o que ele mesmo disse:" Depois dos 60, queria viver de festas e pé na estrada." Está no Facebook.
Alegrias na cachoeira...
E eu completo: Família que nasceu unida, trabalha, vive e se diverte unida não tem  perigo nenhum em botar o pé na estrada sobre uma bicicleta e levar a neta na garupa! Haja Coração!
Família unida: Stella, Zé Roberto e Mel-a neta.









Família de Luiz e Marta





Estas pessoas  👉 ali não poderiam faltar nesta postagem: Uma família que ama as emoções sobre duas rodas ou sobre três ou mais rodas. Vamos ver quem são eles ?
3- A família de Luiz Carlos Ferreira Guimarães e Marta Sarazaedes Rabelo Guimarães.O simpático Luiz  pertence à terceira geração de Manuel Cândido, de Mato Grosso. É filho de Anatólio  Souza Guimarães, que era filho de Zezinho Guimarães, sendo, portanto bisneto de Manuel. Sua mãe é  Maria Rita Ferreira Guimarães, moradora de Uberlândia. Marta é filha de Ascânio Rabelo e Geny Gonçalves da Silva.Na foto, ali acima👆 apresento o casal e as filhas Déborah e Cínthia.
Gosto de registrar a família de cada um que mostro aqui, porque "o valor da família está nas origens dela. O valor de quem é sangue do nosso sangue é difícil de explicar, mas a gente o sente nas questões essenciais da nossa existência".
 E agora é a Déborah que devo apresentar em primeiro lugar. Ela é a ciclista desta família. Eis aí uma bela pose da dona do pedal.Pela foto, deduz-se que ela faz  da bike uma 
Déborah, bicicleta e natureza
 aliada para cumprir o seu hobby favorito: pedalar e amar a natureza.
Aproveito para dizer que nesta pandemia, o ciclismo é uma ótima oportunidade para restabelecer a rotina de exercícios e manter uma boa qualidade de vida.
E aqui está o casal, nosso exemplo, nosso amigo, os pais das meninas Déborah 
Marta e Luiz

 e Cínthia.











 Luiz e Marta curtem duas rodas, não as bikes, outras mais potentes como bem mostra a foto Moto Clube Bodes do Asfalto, de Uberlândia Um grupo alegre, fraterno, cheio de badalação nas festas que fazem e na adrenalina que vivem nas viagens que empreendem.Vejam as fotos, aqui abaixo👇
.
Grupo Bodes do Asfalto
  Eles também,amam, apaixonadamente, uma máquina de três rodas que até nome tem. MATILDE! Meu Deus! Três rodas! Desengonçada, mas firme! Chamada Matilde! É o fim...Eis a foto, aqui abaixo, para o seu deleite!👇




Marta, Luiz e Matilde






Luiz, Marta e Matilde vivem viajando por este Brasil afora, conhecendo cidades,desbravando caminhos, enfrentando perigos, sol e chuva só pelo prazer de viver intensamente a vida...
 E todos os Guimarães mais chegados conhecem e amam a Matilde também .Conhecem os prazeres que ela nos proporciona ao pilotá-la ou simplesmente indo de carona na garupa, conduzida pelo Luiz. 
Nos encontros de família, Matilde sempre esteve presente e nos deu muita alegria. Vejamos abaixo as fotos de Glória e Raquel quando conhecemos a Matilde. Pura emoção! Aconteceu em Uberlândia, ano 2014.

No marco brasileiro- Sul do Brasil


Vivas ao Luiz e Marta, esportistas sensacionais! 
Vivas à Déborah, musa do pedal!
Vivas à Matilde, artista dos Guimarães Mineiros!


Duas Rodas
Valeu passear na Matilde! Ufa!


Como Glória e Raquel, muitas outras pessoas conheceram as delícias de uma viagem de aventura proporcionada  pela
 dupla Luiz e Matilde. Obrigada, Amigos!




Pura emoção!

















Casal animado



Marta, Luiz e Matilde- O Trio de Ouro
 













Glorinha na Matilde

Gilmar na Matilde

Postado por Glória em novembro de 2020 e atualizado em março de 2021 e  abril de 2022.
.......................................................................................................................................

   Estamos no ano 2022,  caminhando para o fim da pandemia do corona-vírus que assolou nosso país e o mundo todo por quase três anos. Quanta coisa aconteceu neste triste tempo de vidas perdidas, muitas incertezas e muitas dores pelo mundo afora!.. E, neste momento, ao lado  ainda da pandemia estamos vivendo os horrores de uma guerra fria e cruel entre a Rússia e Ucrânia que afeta uma grande parte do mundo pelas suas implicações.
 Entretanto, estou aqui e agora, querendo apenas atualizar esta postagem, mostrando algumas fotos recentes de novo ciclista da família e um pouco da história dele. Trata-se de  Arley Guimarães, mais um sobrinho que conheceu este  blog e quis dele participar. Ele mesmo conta sua história e experiências.
" Sou o Arley Guimarães, nasci em Brasília, em 3/11/79, filho de Walma Guimarães e Armínio de Araújo Costa, neto do Guimar Guimarães e Anercina (Fia), de Palmeiras de Goiás, irmão do Kleiton Guimarães.
Sempre adorei praticar diversos esportes, quase me tornei atleta profissional de Futebol do Gama, mas decidi na época cursar  Educação Física em vez de continuar na categoria Sub-20.
   Depois de formado, concluí duas Pós-graduações, uma em Atividades Esportivas para Grupos Especiais e outra em Gestão de Esportes e Marketing.
   Desde janeiro de 2008, trabalho como Gerente Executivo de Esporte do Clube ASBAC Brasília (Associação dos Servidores do Banco Central) e não deixo de praticar esportes."
Arley e a cahoeira

      
  Vejam o que Arley diz a seguir:
"Em fevereiro de 2019, fui experimentar um novo esporte. Comecei a pedalar com o grupo Pedala Mangueiral e fiquei apaixonado pelo Ciclismo. Esse esporte faz tão bem, pois me deixa relaxado e esqueço os problemas do dia a dia. Sem contar que o Esporte traz benefícios de melhoria da qualidade-de
Arley e sua bike descansam em casa.
 vida, saúde física e mental, e ainda gera integração, confraternização e novas amizades entre os ciclistas.
Atualmente, quase não pratico outro esporte, pois a cada dia fico mais apaixonado pelos pedais que faço por lazer, por treinamento e até como forma de locomoção ao trabalho."
                  Brasília sempre é o palco de suas histórias. Vejam a alegria do ciclista brasiliense que tem seus antepassados em Palmeiras de Goiás
e no Piaui, nordeste Brasileiro.
Arley, a Bike e a bela ponte de Brasília

Uma bike no Lago Sul !

Olha o sorriso!
 Recadinho do Arley para os primos e amigos, ciclistas ou não:
Arley e o convite para os primos.

"Pratiquem o ciclismo e vejam o quanto é
maravilhoso conhecer lugares incríveis, como este aqui abaixo👇 e ali, à direita👉"
Minha linda Brasília







Pois é, assim é este esportista. Além de gostar muitas vezes de pedalar sozinho pelas ruas e praças de sua cidade, ele curte os amigos, desbravando matas e cachoeiras, vencendo perigos e vivendo emoções sem fim. Coisas da mocidade...
Grupo Mangueiral

Alegria e sucesso dos pedaleiros
E ele sabe que ter amigos para repartir emoções é fundamental.





 
E  que pedalar em grupo traz felicidade em dobro. Vejam ali  acima o emblema do seu grupo☝ e a foto dos componentes, aqui, à esquerda.👈.

O Pedala Mangueiral tem uma história e objetivos bonitos e importantes. Vamos conhecer alguma coisa a respeito. Foi criado em 2019 para incentivar pessoas das regiões Jardins Mangueiral, Jardim Botânico e São Sebastião para pedalarem juntas, como esporte, lazer ou diversão. Os objetivos são muitos: 
 -Motivar pessoas a terem mais qualidade de vida. - Promover e incentivar passeios ciclísticos,  ciclos de viagens e outros eventos. - Preservar, recuperar e conscientizar sobre a natureza e sobre a própria segurança e a dos colegas, obedecendo às regras do Código Brasileiro de Trânsito e outros cuidados especiais de segurança básica para si e equipamentos. Além disso, realizar ações sociais diversas na comunidade tendo em vista a solidariedade humana, tão em falta nos dias atuais.

Cansou!? Só a bicicleta...Eu não.
Tudo isso o grupo faz e outras atividades também. Por isso, gostei de atualizar esta postagem mostrando mais um Guimarães no esporte.
No lago Paranoá


  Galeria de fotos especiais do ciclista que não deixa de sorrir
Na torre de TV- Brasília







"É um prazer  sem tamanho, quando se pedala, sentir o vento na cara e até carregar a bicicleta se  preciso for..." Palavras do Arley

E a bike ficou na água !



Vivaaaa! Bike no ar








Companheirada Mangueiral









....











Agora atualizo a história de Montgomery Rocha  Guimarães, mostrando algumas fotos recentes
que recebi dele.

 
Pedalando e sorrindo

Pausa para o descanso









Montgomery e a amiga





A turma dos Pedaleiros













Montgomery e sua turma animada



Montgomery  Rocha Guimarães está nesta  história. Comprove, lendo novamente o texto. Ele continua em Goiânia. Firme e forte, pedalando pela vida afora.








Atualizado e postado por Glória Guimarães , no dia 30 de abril  de 2022.