11 junho 2015

AINDA O ENCONTRO DOS GUIMARÃES EM UBERLÂNDIA -EM 2014

Em cada encontro da Família Guimarães aborda-se um determinado tema. Por exemplo: Os Guimarães  Comerciantes,Na Rota dos Diamantes, A Caravana da Esperança, Família -Joia Rara e outros mais. Em Uberlândia, foi escolhido o tema da Religiosidade nesta família.
Foi bom saber que a raiz principal de todos está fundamentada na religião cristã, no catolicismo. Basta lembrar que o nosso pai Zuquinha nos afirmava que teve um tio padre, em Paramirim, na Bahia, onde nascera. Infelizmente  nada conseguimos saber dele, quando eu e Wanda estivemos naquela cidade.
Sabemos, porém, que em todas os lares dos Guimarães em Rio Verde, Caiapônia, Alto Garças, Cafelândia, Baliza, Barra do Garças, Aragarças,  Salvador, Uberlândia, Palmeiras, Goiânia e outros tantos lugares, as crianças foram batizada; outras fizeram a primeira comunhão como eu mesma nesta foto, em Palmeiras de Goiás;  outras pertenceram a movimentos religiosos, como a Cruzadinha  e ao Segue-Me, ou cantaram no coro infantil, religioso.

Glória com o lindo vestido branco, no dia de sua Primeira Comunhão. 
Algumas famílias em Rio Verde e Lavras, Minas Gerais, professam a religião Presbiteriana, talvez influenciadas  pelos adeptos desta religião que floresceu em Rio Verde, graças às atividades do Hospital Evangélico, presidido pelo famoso Dr. Donald C.Gordon, e do Instituto Gammon, na cidade mineira, de  origem evangélica.

Há também entre os Guimarães  aqueles  que adotam a doutrina Espírita como crença, por ex: os descendentes de minha irmã, Rosilda  Guimarães, entre outros.

Em Uberlândia, na programação, foi mostrada a fé dos primeiros representantes, nas procissões que eram realizadas nos arraiais onde moravam, nos terços rezados e cantados nas casas de famílias e nas capelas dos povoados .
São Sebastião, São João, Nossa Senhora das Dores, Nossa Senhora de Fátima, Nossa Senhora Aparecida, Santo Antônio e outros santos foram lembrados como  padroeiros das cidades e cultuados pelos habitantes.
Falou-se sobre os festejos religiosos, lembrando desde o Caruru de Cosme e Damião, a popular Festa do Divino, principalmente em Goiás com as famosas cavalhadas.Ainda foram lembradas as Festas Juninas, hoje espalhadas pelo Brasil inteiro, e a popular Folia de Reis, também em Goiás. De Minas Gerais, foi citada a Congada, um dos marcos da cultura mineira. Nesta festa, prestam culto a Nossa Senhora do Rosário e a São Benedito.

E a  programação do encontro foi uma festa só! Tudo continuou com muitas surpresas para todos nós que podemos ver nas fotos abaixo apresentadas.

 Para vocês mais algumas fotos do V Encontro  da Família Guimarães, nos dias 18 e 19 de outubro de 2014, em Uberlândia- MG. 

Um casal bem simpático


Apresentação de ginástica da Bruna, filha do Douglas e Marta.

Glória, Tiba e afins. Uma turma legal!
Josa e Marlene


Maria Antônia e Bruna

Que medo do Fantasma!

Bruna e sua apresentação de ginástica.

Apresentação da turma das mais vividas de Uberlândia.
Olha o nosso escudo aí, geeeeeente!

Era domingo!A festa estava quase terminando...Despedidas!












































Até o próximo encontro!


Postado por Glória, no dia 11 de junho de 2015

02 junho 2015

V ENCONTRO DOS GUIMARÃES - Ano 2014

O Encontro dos Guimarães em 2014 aconteceu em Uberlândia- Minas Gerais, uma bonita e próspera cidade do Triângulo Mineiro.
Os responsáveis pelo evento: José Roberto e sua esposa Stella- casal nota mil.É claro que outros familiares que lá residem, e são muitos, contribuíram para o sucesso da festa.
 Veja aí a foto  de uma parte desses Guimarães, descendentes do ramo de Manuel Cândido Guimarães e dona Marreca que foram parar em Mato Grosso.  Essa moçada  toda, acredito, que sejam sobrinhos, cunhados, primos de José Roberto. E o Zé é filho de Wanda e Abílio que se mudaram na década de 60 para Uberlândia, vindos de Mato Grosso.
O encontro aconteceu nos dias 18 e 19 de outubro de 2014 e foi de arrasar.
 Nós que moramos em outras localidades  pusemos as fantasias na mala e muita disposição na alma e fomos festejar as doidices programadas. Geeeeeente! No salão, apareceu cada uma! de Zé Bonitinho e outras fantasias maravilhosas, cheias de charme, plumas e paetês, como Guardas e Seguranças, Fada, Caveira, Mágico, Pirata, Presidiários, Nega Maluca,  de tudo um pouco... Vamos ver?

A dupla que causou sensação







O casal metido



Douglas, Marta e....Quem é o Cabelo Verde?

A turma dos presidiários Guimarães

Zé Roberto-CHAVES
Miriam, a Marinheira, e a Cigana sorridente

O Pirata José Anatólio
Scheyla e o noivo ou já era marido?

Zé Bonitinho ( Vera)  e Glória e Tiba.
Tibúrcio e Marta
Foi assim em um ambiente descontraído, cheio de gente  alegre que a noite de sábado terminou. Desde a manhã, os abraços dos que chegaram de Rio Verde, de Brasília, de Salvador, de Santa Helena, de Goiânia, de Palmeiras, de Mato Grosso, as comilanças no almoço, o lanche da tarde, tudo contribuiu para o desenvolvimento de uma vasta programação.

Por hoje coloco aqui um ponto final. Amanhã , em outra postagem, outras novidades teremos.
Postado por Glória Guimarães.- Brasília, 30 de maio de 2015