Na foto, você vê meu corcel bege estacionado sob a árvore, na praça da cidade de PARAMIRIM, na Bahia.
Era um dia qualquer do final de fevereiro ou do início de março do ano 1994.
Foi este corcel que nos levou a Paramirim, depois de termos rodado uma grande parte da Bahia. Primeiramente, passamos em Salvador, Guarajuba, Praia do Forte e outras praias do norte. Fomos até Mangue Seco, em Sergipe. Em cada local, muitas novidades conhecemos. Na volta de Mangue Seco, fomos até ao Morro de São Paulo. Só então rumamos para Itaparica, onde moravam Waguito, Meire e dois filhos. Ele, filho de Wanda e Abílio.
Foi em Itaparica que decidimos aumentar a quilometragem do corcel. Decidimos uma nova rota antes de voltarmos a Brasília. Aceitando o convite da Wanda, resolvemos conhecer a cidade de nossos pais e, talvez, descobrir alguma coisa das raizes dos Guimarães, aliás Cândido Guimarães.
Era fevereiro ou março? Lembro-me bem que o carnaval já tinha acontecido quando estávamos em Salvador. Lembro-me ainda que passamos por Nazaré das Farinhas. Uma cidade pequena, mas de uma movimentação frenética. Não sei se era por ser dia de feira ou se comemoravam algo especial. Lembro-me também de Feira de Santana. Ali visitamos familiares que lá residiam. Depois, passamos por várias cidadelas e vilas até chegarmos ao nosso destino.
Em postagem anterior, já falei da surpresa que tivemos ao chegarmos a Paramirim! Hoje ainda a admiração cresceu . Vejo pela internet o que o progresso trouxe à cidade. Em foto recente, vista no site www.focadoemvoce.com, de Luiz Carlos Bill, por exemplo, tenho quase certeza de que a praça Santo Antônio, toda arborizada, mostrando casas atuais, modernas é esta mesma onde está o meu corcel. Até a árvore parece ser a mesma!
Eu estava, porém enganada. Luiz Carlos, por e-mail , desfez as minhas dúvidas: Disse-me se tratar da Praça Castro Alves, antigo Alto do Cruzeiro e, ainda me ofereceu esta foto atual do mesmo lugar. Ei-la, então.
Foto atual da PraçaCastro Alves em Paramirim-Bahia.
Ao novo amigo de Paramirim, Luiz Carlos, que me atendeu tão gentilmente,os meus agradecimentos.
Espero que os familiares e amigos acessem o site citado acima e, por meio dele, conheçam de uma maneira mais agradável a cidade de nossos antepassados.
Postado por Maria da Glória Guimarães Dias, no dia 23 de março de 2013.